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Tempo de intervalo entre os exercícios da série pode interferir nos resultados?

Em relação ao tempo de intervalo entre os exercícios dentro de uma série de musculação, existe diferença para cada pessoa? O que isso pode interferir no rendimento e nos resultados? Saiba que o tempo de intervalo entre as séries de musculação é inversamente proporcional à carga e ao esforço necessário para realização das repetições.

Sendo assim, se você realiza uma série de muitas repetições, de 20 a 30, entende-se que esta carga é relativamente leve e o esforço necessário para realizá-las também é. Quando a carga é leve seu corpo precisa de menos tempo pra se recuperar e provavelmente estará pronto pra outra série em poucos segundos (recomenda-se algo em torno de 30 a 45 segundos). Se a carga utilizada na realização da série é moderada, onde número de repetições fica entre 15 e 20, a recuperação pode ficar entre 30 a 60 segundos.

Já se as cargas são de moderada para alta, e as repetições ficam entre oito e 12, pode se dizer que você precisará de um pouco mais de 45 segundos a 1m30s para se recuperar. Com cargas muito elevadas, onde as repetições não passam de cinco, você precisará de algo em torno de três minutos para essa musculatura se recuperar e repetir esse mesmo exercício com a mesma carga.

homem malhando euatleta (Foto: Getty Images)O mais importante, na minha opinião, em todos os tipos de treinamento é não subestimar a carga. Por exemplo: Se você está fazendo cadeira extensora, série de 8 a 12 repetições e colocou uma carga de 30kg e, quando completou percebeu que conseguiria fazer mais umas duas ou três repetições, significa que a carga não está adequada ao objetivo.

Nesse caso, você teria que aumentar a carga para que você terminasse sua séries entre 8 e 12 repetições, podendo parar no nove, dez ou 11 repetições caso fique cansado. Dessa forma, você recupera de 45 segundos a 1m30s, mas não precisa ficar parado. Pode conjugar trabalhando outra musculatura enquanto o quadríceps se recupera, otimizando seu tempo. Tire o melhor proveito do seu treino consultando um profissional de educação física.

Bons Treinos!